O exame tem duração de 3½ horas e é dividido em quatro partes: redação analítica, análise de dados, habilidades matemáticas (quantitativas) e habilidades verbais (verbais).
No início do exame é possível escolher entre três ordens diferentes, esta escolha não altera a dificuldade do exame, apenas permite ao candidato escolher as secções de acordo com a sua estratégia e preparação
AULAS PARA O GMAT
O GMAT é o exame mais usado para avaliar candidatos a escolas de negócios no mundo, sendo aceito em mais de 2.100 instituições e 5.900 programas de pós-graduação em negócios atualmente. Ele serve como base para mostrar aos entrevistadores que o candidato tem a capacidade de prosseguir e concluir com sucesso seu programa de pós-graduação.
A grande maioria dos métodos, livros e cursos para o exame GMAT concentra-se em duas das quatro partes do exame:
1) a parte de habilidades matemáticas (quantitativa)
2) verbal, e isso ocorre porque o teste é pontuado somando-se apenas esses dois itens.
Na Totalprep, as aulas foram planejadas para fornecer aos alunos os subsídios necessários para atingir uma pontuação superior a 700 pontos, além de preparar as outras duas partes do exame.
PARTE ANALÍTICA GMAT (CUANTITATIVA)
A parte analítica do GMAT é composta por 27 questões e busca descobrir se o candidato tem capacidade de raciocinar de forma lógica, interpretar e resolver problemas e analisar dados e gráficos.
As questões requerem conhecimentos de álgebra, geometria e aritmética, bem como noções de probabilidade e estatística, e estão divididas em dois tipos de questões: resolução de problemas e suficiência de dados, esta última exclusiva do GMAT.
Os resultados variam entre 6 e 51 pontos.
GMAT VERBAL
A parte verbal do GMAT possui 40 questões e é dividida em três tipos: compreensão leitora, raciocínio crítico e correção de frases. Nesta parte da prova os objetivos são descobrir a capacidade do candidato em analisar informações e chegar a uma conclusão, verificar o nível de competência gramatical em inglês e as habilidades de comunicação. As pontuações variam de 9 a 44 pontos.
COMO PREPARAR O GMAT
O GMAT não é um exame fácil e uma boa preparação é essencial para um bom resultado. Costuma começar pelo menos 6 meses antes do próprio exame, com a análise dos conteúdos, a aquisição do material de estudo, tanto em matemática como em inglês, e a dedicação.
Embora não seja essencial, aulas particulares ou cursos preparatórios, como os da Totalprep, podem ajudá-lo a atingir a pontuação desejada mais rapidamente.